SEET

SEET faz denúncia ao Conselho Estadual de Saúde sobre as demandas dos Hospitais do estado

14/06/2019 21/06/2019 16:40 2164 visualizações

Por: Eriks Jhônata

 

Nesta sexta-feira, 14, o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) oficializou o Conselho Estadual de Saúde e o Secretário De Saúde do Estado, Luiz Edgar, sobre as diversas demandas dos profissionais da Enfermagem das Unidades Hospitalares do Estado, solicitando a imediata solução e regularização das reivindicações.

O Sindicato aponta o atraso no pagamento dos plantões extraordinários, a condição dos atuais contratos do profissionais da enfermagem com outra nomenclatura, a falta de pagamento das gratificações (GUEM. GUTI, GNEO), e das progressões, o descumprimento da carga horária conforme a Lei 2670/2012, art. 23, a falta de segurança nas unidades hospitalares, de repouso adequado nas unidades hospitalares e de pagamento dos adicionais para servidores contratados; além da impossibilidade de troca de plantões, dentre outras.

O Sindicato sempre vem cobrando do Governo do Estado estas reivindicações e vendo com muito descontentamento o descaso com que a categoria da Enfermagem vem sendo administrada. Em quase todas as Unidades Hospitalares do estado é apontada o desvio de função da categoria, funcionários sofrendo com o subdimensionamento de pessoal, péssima infraestrutura, falta de medicamento e de materiais. O Sindicato esteve cobrando veementemente das autoridades competentes a realização de concurso público para sanar o subdimensionamento de pessoal, como também o pagamento das devidas remunerações e benefícios dos profissionais da Enfermagem.

Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, foi solicitado do secretário de Saúde um novo Hospital especializado no atendimento pediátrico que atenda a demanda do estado. “Estivemos cobrando da Secretária Estadual de Saúde uma nova unidade hospitalar que priorizasse o atendimento pediátrico, na capital temos o Hospital Infantil mas, como vemos, é insuficiente para atender a demanda, tanto na sua infraestrutura quanto em termo de insumos e equipamentos”, esclarece.

Os ofícios encaminhados servem para alertar as autoridades sobre a realidade dos profissionais da Enfermagem que estão diariamente enfrentando dificuldades em seu ambiente de trabalho, problemas que, prejudicam o atendimento aos enfermos e afeta diretamente a população. O Sindicato se manterá na ativa para cobrar os direitos dos seus representantes e melhorias na saúde do Tocantins.