SEET

Curiosidade da Enfermagem #2: A cobra

29/05/2018 14/06/2018 17:26 11234 visualizações

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio. Devido a sua forma fálica, seu corpo esguio e sua maneira de se locomover, fazendo-a ser um animal ágio e inteligente.

No Budismo a cobra é associada às divindades e ao poder divino visto que o rei das cobras acolheu Buda. Da mesma maneira, na Mitologia Hindu, a serpente Naga é representada com tronco humano e cauda de cobra, simbolizando a chuva, a renovação e a fertilidade. Além disso, no Hinduísmo a cobra também é associada a energia sexual e vital.

Vale lembrar que na medicina, o símbolo é representado por um bastão onde uma cobra entrelaçada simboliza o renascimento e a fertilidade. Curioso notar que, a característica da cobra de trocar sua pele durante a vida simboliza a renovação e ressureição. No símbolo da enfermagem, por sua vez, a cobra também está presente.

Na mitologia dos povos pré-hispânicos (astecas, toltecas, olmecas) a serpente representava a divindade da água uma vez que simboliza a vida, o alimento físico e espiritual.

 

Fonte: https://goo.gl/kCNdEe