SEET

SEET realizou circuito de palestras em comemoração à Semana da Enfermagem

16/05/2018 29/05/2018 13:47 2953 visualizações

Com o tema 'A saúde no mercado de trabalho' o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) realizou nesta terça-feira (15) o circuito de palestras em alusão a semana da enfermagem. O evento contou com apresentação de três palestras e na oportunidade houve o lançamento do novo site e redes sociais do Sindicato. Estiveram presentes profissionais de vários municípios do estado, membros da diretoria regional do SEET, representantes de outras entidades sindicais e estudantes de enfermagem.

Na abertura do ciclo de palestras foi destacada a importância dos profissionais da enfermagem, para o enfermeiro e também presidente interino da Associação do Servidor Público Municipal de Palmas (ASSEMP), José Conceição Rodrigues, é preciso união para garantir direitos "não dá para deixar para acordar, quando nos aposentarmos por invalidez. Nenhuma categoria conseguiu estar bem sem lutar", pontuou.

O presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Tocantins (FESSERTO), Carlos Augusto Melo, no uso de sua fala fez questão de lembrar as lutas e as conquistas alcançadas por meio dos Sindicatos e das entidades parceiras, "a FESSERTO é parceira do Sindicato para respaldar o trabalhador na luta pelos seus direitos diante das reformas sindicais, provenientes dessa reforma na previdência", destacou.

A união foi uma palavra destacada pelo vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE), Milton Rocha. “Precisamos nos unir, pois somos trabalhadores e quanto mais desunidos ficarmos mais o governo consegue sucesso na negação dos nossos direitos". E dando continuidade aos discursos de abertura, o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima fez alusão há com uma frase do renomado escritor Paulo Freire, “que diz 'não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes' e nós entendemos e visualizamos a dificuldade de mobilizar as pessoas, por isso é importante contar com a união dos colegas".

Durante o evento, aconteceu o lançamento do novo portal de comunicação do sindicato, juntamente com as novas páginas das redes sociais, “as novas ferramentas de comunicação que o SEET possui agora, irá facilitar o contato do filiado à entidade”, esclarece o assessor de comunicação do sindicato, Eriks Jhônata.

A enfermeira Raimunda Lila, pioneira na enfermagem do Tocantins foi a primeira palestrante do dia com o tema ‘panorama da enfermagem’ e, ao discorrer sobre sua história de lutas pela categoria destacou a conquista da carga de horária de 30 horas, "não havia nenhum sindicato que levantasse a bandeira da enfermagem. Nós abrimos mão dos nossos direitos quando desconhecemos os nossos direitos", provocou.

A enfermagem e o desafio do mercado de trabalho foi o tema da segunda palestra ministrada pela enfermeira e mestranda Zaylla Miranda que destacou o envolvimento dos profissionais, "eu era uma pessoa inerte, fazia meu plantãozinho, só preocupava com meu PSF, mas resolvi correr atrás para defender os direitos da categoria".

Finalizando a programação do evento com o tema ‘empreendedorismo: um novo desafio para a enfermagem brasileira, o professor Dr. Franciscero Rocha Lopes debateu que nenhuma categoria é mais criativa e inovadora que a Enfermagem, "falar de empreendedorismo é falar de inovação e criatividade, isso é o que mais temos, só temos que despertar o empreendedorismo dentro de nós" concluiu.