SEET

Profissionais rejeitam em assembleia proposta sobre a Convenção Coletiva de Trabalho

04/04/2018 04/04/2018 08:47 2944 visualizações

Por: Luzêni Neres

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET), realizou Assembleia Geral Extraordinária na quarta-feira, 28, na sede administrativa do Sindicato em Palmas para deliberar sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 
2016/2017, proposta por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/TO) para os profissionais da enfermagem dos hospitais privados de Palmas.


Durante a Assembleia a categoria deliberou que não aceita a proposta do acordo proposto por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego de aumento para 14 plantões mensais. O SEET já havia realizado outras duas Assembleias Gerais com a categoria para registrar as propostas negociadas com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins (SINDESSTO) que propôs alteração de 13 para 15 plantões mensais.

A Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 teve sua vigência limitada a setembro de 2017 e até o momento não houve acordo durante as negociações com o Sindicato Patronal. Para o Diretor Jurídico do SEET, João Batista da Neves, é importante ressaltar que a convenção coletiva é um instrumento que trata de várias situações de trabalho para a categoria, “desde os reajustes salariais até normas quanto a cobrança de materiais de uso dos profissionais são tratados na convenção, por isso é importante termos este instrumento” aponta.

Após a deliberação da categoria na última Assembleia o SEET informará a decisão ao Ministério do Trabalho para que seja marcada uma nova reunião entre as partes (SEET e SINDESSTO) que discutem a convenção coletiva do trabalho para dar prosseguimento nas negociações e apresentação de novas possíveis propostas que atendam a categoria.

Para o Presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o resultado da Assembleia é reflexo da busca por reconhecimento da categoria e que o Sindicato vem manifestando reivindicações para que os profissionais da enfermagem tenham condições de trabalho mais adequadas e justas, “vamos continuar na busca pelas negociações e intermediando este acordo, também é preciso mostrar o valor que nós profissionais temos para os hospitais para que valorizem e reconheçam a importância do nosso trabalho”, finalizou.

ENTENDA:

O SEET havia solicitado ao Ministério do Trabalho e Emprego intermédio nas negociações com o Sindicato Patronal, devido ao impasse nos acordos da CCT dos servidores da rede privada de saúde. O Ministério se posicionou a favor da mediação oferecendo sugestão para sanar o conflito. O principal impasse na construção da CCT, vem por parte da proposta do Sindicato Patronal para alterar os plantões dos profissionais elevando à 15 plantões mensais, substituindo os 13 que hoje é praticado.