SEET

SEET intermediou reunião entre Profissionais de Enfermagem e secretário da SEMUS

12/03/2018 12/03/2018 10:59 2727 visualizações

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) intermediou a reunião desta quinta-feira, 08, entre os profissionais da enfermagem do município de Palmas e o Secretário de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Nésio Fernandes, para que os trabalhadores apresentassem suas demandas.

Os profissionais pautaram a falta de técnicos e auxiliares de enfermagem no município, o retorno da carga horaria de 8hs especificamente para os técnicos, o assédio moral de superiores hierárquicos, contratações de novos profissionais, educação permanente, estrutura da UBS Santa Barbara, falta da supervisão de enfermagem no Centro de Saúde no Setor Jardim Taquari e o desvio de função na Unidade de Saúde da 210 sul.

Segundo Ivanete Lima, técnica em enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento Sul, os profissionais estão sobrecarregados, tendo que exercer função que não é atribuição do cargo. “Há um grande esforço dos profissionais para dar conta da demanda, queremos mais concursos e melhores condições para trabalhar”, reclama.

Na reunião, o secretário respondeu a todos os questionamentos e assegurou que estará realizando os encaminhamentos quanto as questões apontadas, tendo como base a defesa de um Sistema Único de Saúde universal e igual para todos. Afirmou ainda, que estará respondendo oficialmente ao sindicato da categoria, inclusive enviando a normativa sobre a demanda do desvio de função.

O secretario assumiu o compromisso com o SEET que estará realizando o concurso durante este ano, para sanar o problema. O secretário também enfatiza a importância do trabalhador concursado ter uma carreira profissional.

O SEET irá protocolar um oficio ao COREN-TO para que o mesmo se manifeste sobre a legalidade da exigência dos técnicos e auxiliares de enfermagem em realizar coleta sistemática de sangue para exames de laboratoriais, nas unidades de saúde da capital.

Segundo Claudean Pereira Lima, presidente do SEET, o sindicato trabalha com esse tipo de evento para despertar o interesse dos trabalhadores em lutar na defesa da profissão. “O sindicato irá documentar de forma oficial as demandas colhidas na reunião e encaminhar à Secretaria para que a mesma possa tomar as devidas providências”, finaliza.